Pradópolis

O Ambiente Móvel botou o pé na estrada pela terceira vez. O encontro ocorreu, no município de Pradópolis, na terça-feira, 31/10. O prefeito Sílvio Buchera recebeu prefeitos e interlocutores do Programa Município VerdeAzul de sua região, que puderam sanar questões ambientais de seus municípios.

Os participantes assistiram a palestras nas quais foram abordados temas ambientais, ligados às diretivas do PMVA, como: educação ambiental, resíduos sólidos, licenciamento ambiental, operação corta-fogo, recuperação de matas ciliares e o Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). Elas foram proferidas por técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA), Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) e FECOP.

A fala do secretário do Meio Ambiente Maurício Brusadin priorizou a questão dos resíduos sólidos que, segundo Brusadin, “terá que passar necessariamente pela constituição dos consórcios regionais para a criação de aterros. Na SMA, há um grupo para tratar exclusivamente desse assunto. Infelizmente, os nossos ainda são modelos do século 20. Temos que, daqui para frente, construir os novos com modelos do século 21, aqueles que transformarão o lixo em energia. Tenho recebido diversas delegações estrangeiras interessadas em investir nesse segmento. Mas para que isso aconteça, temos que criar grandes aterros estruturados e com segurança jurídica”.

A exemplo do evento em Itajobi, o segundo encontro do Ambiente Móvel, Maurício Brusadin participou da “libertação” de uma árvore. É o Espaço Árvore, nova proposta do Programa Município VerdeAzul para a diretiva Arborização Urbana. Trata-se de deixar no entorno das árvores um novo parcelamento de solo com condições mínimas adequadas ao local de plantio das espécies, garantindo de forma perene o seu crescimento, desenvolvimento, possibilitando, com isso, que ela possa atingir seu clímax.

O Ambiente Móvel esteve nos municípios de Alvinlândia e Itajobi e deverá continuar sua itinerância por todas as regiões do estado.

Texto e fotos: Dirceu Rodrigues