Barueri

O Ambiente Móvel desembarcou em Barueri, município da região metropolitana de São Paulo, na quinta-feira (16/11), levando na bagagem toda a estrutura da Secretaria do Meio Ambiente. Para sanar dúvidas, coordenadores da SMA, funcionários da Cetesb, da Fundação Florestal e do comando da Polícia Militar Ambiental atenderam prefeitos e interlocutores do Programa Município VerdeAzul na parte da tarde. Antes, no período da manhã, cerca de 150 participantes ouviram os palestrantes que traçaram um raio X da pasta.

Depois de 60 dias no cargo, o secretário do Meio Ambiente Maurício Brusadin falou sobre a decisão de levar toda a estrutura da secretaria para os municípios. “Criamos o Ambiente Móvel para que a gente possa encurtar caminhos. Decidimos levar a secretaria mais próxima do cidadão. Isso é muito importante, pois toda vez que a gente vem para uma cidade há uma troca experiências, que vai nos ajudar a aprimorar nossas políticas públicas”.

Brusadin também falou sobre sua participação na COP 23 Alemanha, referente a mudanças climáticas. “Infelizmente as notícias não são nada boas. Os dados lá apresentados revelaram que a cada dia estamos levando nosso planeta a um processo de mudança no clima. Estamos assistindo a inúmeras catástrofes como furacões, incêndios e enchentes. Para reverter, precisamos levar a sério esse grave problema, a começar pelos nossos municípios. Cada um tem que fazer a sua parte em prol do futuro do planeta”.

Os palestrantes abordaram temas ambientais ligados às diretivas do PMVA, como: educação ambiental, resíduos sólidos, licenciamento ambiental, operação corta-fogo, recuperação de matas ciliares e o Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). No período da tarde, prefeitos e interlocutores do PMVA puderam tirar suas dúvidas ou encaminhar suas pendências ambientais diretamente com especialistas da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA), Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) e FECOP.

Até o momento, o Ambiente Móvel esteve nos municípios de Alvinlândia, Itajobi e Pradópolis. No dia 24 de novembro será a vez do município de Itu sediar o encontro.

O secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, falou sobre o Ambiente Móvel e a COP 23 Carlos Roberto, presidente da Cetesb, também deu o seu recado para os participantes do encontro Participaram do evento cerca de 150 pessoas Em uma das atividades, os participantes foram reunidos em grupos

Texto e fotos: Dirceu Rodrigues